quarta-feira, 16 de março de 2011

Introdução

     A cidade de Jaraguá do sul tem um dos Índices de Desenvolvimento Humanos mais altos de Santa Catarina e também no Brasil. O município possui ótimos índices socioeconômicos e está em constante crescimento populacional, ocasionando áreas cada vez mais pavimentadas e quentes, sem contar que a cidade falha no quesito de espaços de encontro do cidadão e é carente em áreas de integração social. Um parque na área central da cidade, além de trazer áreas mais arborizadas para a população irá trazer um espaço de integração para todas as pessoas.
     Mas por há necessidade de construir mais um parque em Jaraguá do Sul? A cidade de Jaraguá do Sul é considerada uma das cidades a nível nacional com melhor qualidade de vida. Esses índices são medidos pela renda per capita, taxa de analfabetismo, taxa de mortalidade infantil, relação população com áreas verdes dentre outros fatores.
     Mas a qualidade de vida não deve ser considerada somente com os dados socioeconômicos da cidade, mas também através de aspectos de integração entre as pessoas, que possibilitem oportunidades de melhores espaços de áreas verdes, lazer, esporte, cultura e integração do indivíduo com a sociedade.
     Um novo parque para a cidade seria de suma importância para a região, pois, pelo fato do crescimento constante da população, gerando áreas maiores de pavimentação asfáltica contribuindo com um clima cada vez mais quente e desagradável. A inserção do meio ambiente para dentro da cidade contribuiria para uma melhor qualidade de vida para a população respirando um ar mais purificado e, consequentemente, bom para a saúde das pessoas, até mesmo como um dos motivos de fazerem caminhadas praticando exercícios físicos.
     Como o tema do parque é “Sensorial”, a diversidade humana estará interagindo com os mais diversos atrativos lúdicos podendo sentir as mais diversas sensações do corpo humano (visão, audição, olfato, tato e paladar), e desse modo possibilitarão desenvolver suas capacidades e habilidades ao máximo e acelerarão o processo de sua integração social juntamente com as outras pessoas.
     A acessibilidade que é um dos problemas que mais sofre deficiência na cidade e um dos motivos para que as pessoas com necessidades especiais não sejam incluídos no meio urbano, e se essas pessoas não se “mostrarem” para a cidade ela continua cada vez mais com deficiências no quesito acessibilidade.
     Com todas essas questões, o presente trabalho trata de um “Parque Sensorial”, onde a diversidade humana estará interagindo com os mais diversos atrativos lúdicos podendo sentir as mais diversas sensações do corpo humano (visão, audição, olfato, tato e paladar), e desse modo possibilitarão desenvolver suas capacidades e habilidades ao máximo e acelerarão o processo de sua integração social juntamente com as outras pessoas.
     O objetivo do trabalho é desenvolver um parque de integração para todos os tipos de pessoas, que possa incluir socialmente as pessoas portadoras de necessidades especiais, diferenciar o parque com atrativos diversificados através de sensações lúdicas, integrar diversidade humana num único espaço público através de várias atividades e desenvolver no projeto áreas de preservação ambiental.
     A prática dessa inclusão social terá como princípios a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana e a aprendizagem através da cooperação e solidariedade de ajudar uns aos outros.
     Para o processo do desenvolvimento desse projeto, estaremos tratando de pesquisas bibliográficas de embasamento teórico da paisagem urbana, parques urbanos, inclusão social, acessibilidade nos espaços públicos, equipamentos arquitetônicos, desenho universal, elementos sensoriais e também sobre a legislação; levantamento de dados da área a ser estudada – mapas, fotos, pesquisa de campo e outros; Análises e diagnóstico desses levantamentos de dados para que na conclusão da pesquisa obter um resultado da proposta de anteprojeto de um Parque Sensorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário