quarta-feira, 16 de março de 2011

Estudo Bibliográfico 02 - PIA DO URSO

HISTÓRICO
O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso está localizado em Batalha-Portugal. Um conceito inovador, que pretende levar até estes cidadãos a possibilidade da apreensão do meio envolvente que os rodeia utilizando, para o efeito, os restantes sentidos, particularmente o tato, olfato e audição. Foi pensado para proporcionar novas experiências e sensações aos invisuais. É um parque para viver, sentir, experimentar e desfrutar, com percursos onde a natureza tem um papel fundamental pela riqueza da paisagem.
Ao longo dos percursos, os sons, perfumes e formas, despertam os sentidos para experiências mágicas e renovadoras. Inserido num cenário natural, a infraestrutura foi preservada para manter a tradição. Mantiveram as tipologias e materiais nas construções e percursos dos pedestres mantendo a tradição do local.

LOCALIZAÇÃO
Figura 01: Mapa de Localização


                 Comentário: Podemos analisar no mapa de localização do Eco Parque Sensorial Pia do Urso, que o mesmo se encontra “retirado” do meio da cidade até por ser uma reserva ambiental. Com isso possui apenas a inserção de algumas edificações na área da entrada do Eco Parque onde o acesso de chegada é o mesmo acesso de saída, fazendo com que os visitantes tenham um único caminho a percorrer com atividades diversificadas ao longo do percurso proposto. Esse acesso se dá através de três ruas distintas vindas da Avenida principal da cidade de Batalha-Portugal.


INFRA-ESTRUTURA

1-           Início do percurso Sensorial  

Figura 02: Percurso


                  Comentário: na imagem podemos analisar claramente a diferenciação da paginação de pisos, facilitando a indicação do percurso para as pessoas com dificuldades invisuais. Nas laterais deste mesmo caminho temos  ‘barreiras’ de vegetação – que é um meio mais moderado para restringir o acesso aos demais ambientes em vez do uso de grades que daria a sensação de prisão.

2-  Parque de Merendas: Local agradável com alguns canteiros floridos e mesas e bancos em madeira para piqueniques.

3- Estação do Planetário: Apresenta as várias fases da lua e descreve o sistema solar.

4- Estação da Água:

Figura 03: Estação da Água

                          Comentário: O percurso do ciclo da água é um meio sensorial das pessoas com deficiências invisuais possam sentir gotas de água ao passar pela estação, tendo assim, uma sensação lúdica diferenciada para o corpo humano.

5- Estação Jurássica:
Figura 04: Estação Jurássica


                    Comentário: A imagem nos mostra um dinossauro implantado na estação jurássica, onde o objeto possui formas semelhantes a de um dinossauro real, pelo motivo das pessoas invisuais sentirem as formas aproximadas destes animais pré-históricos.

6-  Alegoria: Representa a marcha das tropas de D. Nuno Álvares Pereira entre Ourém e Porto de Mós, com passagem pela Pia do Urso.

7 – Jogo do Galo:
 Figura 05: jogo do Galo

            ComentárioJogos em alto relevo espalhados pelo parque onde qualquer pessoa invisual pode entrar na brincadeira juntamente com qualquer pessoa.


8 – Pia do Urso: Segundo a lenda, iria beber um urso que vivia pelas redondezas da aldeia e que deu origem ao nome da povoação. 


9 – Estação Abstrata: Local de contemplação e descanso.

10 – Miradouro: Mirante com vista para todo o Eco Parque Sensorial 

11 – Estação Lúdica

 Figura 06: estação lúdica

                    ComentárioVários jogos lúdicos, em grande escala e alto relevo para a fácil compreensão das pessoas invisuais.

12 – Pia do Amor - composta por uma pia que tem a configuração natural de um coração. 

13 – Estação Musical
Figura 07: estação musical





                          ComentárioEspaço onde as pessoas tem a sensação de brincar com o som através de diversos dispositivos musicais (gongo, xilofone, castanholas, etc). Os materiais da maioria dos equipamentos são tudo regional.



CONSIDERAÇÕES FINAIS

O propósito da escolha deste parque ecosensorial para estudo bibliográfico, foi para analisar como os equipamentos se dispõem e a maneira de como são produzidos ao longo do parque de maneira que pessoas invisuais possam apreciar o momento único elaborando diversas atividades neste lugar.

2 comentários:

  1. Ahhhhh, como gostaria de conhecer este lugar....

    ResponderExcluir
  2. Zane boa noite, meu nome é Lucélia, moro em Goiânia - GO e sou estudante de Arquitetura e Urbanismo. Estou fazendo minha monografia e o meu tema é "Parque Sensorial". Vi seu blog e gostei muito dos seus comentários. Gostaria de saber se você na época que postou teve conhecimento de alguma planta, corte e fachada desse parque "Pia do Urso". Estou procurando e não encontro. Gostaria muito da sua ajuda, claro se não for nenhum inconveniência da minha parte.
    Att,
    Lucélia

    ResponderExcluir